Seja bem vindo!

sábado, 19 de novembro de 2011

Coluna Ecologia do Cotidiano

O que entregar para a Coleta Seletiva
Vamos fazer a nossa parte , colaborando com a limpeza pública destinando os materiais que podem ser separados para a reciclagem.Aqui vai algumas dicas:
 PAPÉIS: jornais, revistas, caixas de papelão, papel branco ou colorido, caixinhas tipo longa vida (leite, sucos).
 PLÁSTICOS: garrafas de refrigerante (PET), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, potes de margarina, iogurte, requeijão e outros recipientes.
 VIDROS: garrafas, copos, potes e frascos.
 METAIS: latinhas de alumínio, latas de molho de tomate, conservas e óleo, latas de tinta, sucata de ferro.
O que fazer com os óleos de frituras?
Os óleos e gorduras somente podem ser  usadas nas frituras durante uma vez pois o aquecimento repetido destes materiais aumentam os radicais livres e oxidantes que fazem mal à nossa saúde, causando até câncer. E depois? para onde mandamos os óleos? Não podemos de forma alguma descartá-los nos esgotos e terrenos baldios pois são de muito difícil degradação e por isso altamente contaminantes para o meio ambiente.  O que fazemos com estes materiais? Os óleos nos esgotos vão para as águas dos rios, lagoas e açudes e terminam de algum modo voltando para nossa casa. Existem pessoas que recolhem estas gorduras usadas e com elas fazem um sabão muito bom, aproveitando dessa forma um material que iria contaminar o meio ambiente e ao mesmo tempo gerando fonte de renda. Use um vasilhame como garrafa pet, despeje as sobras de óleos nos mesmos e quando estiver cheia, chame um reciclador que ele saberá o que fazer com seus óleos usados.
Baterias e pilhas velhas, como me livro delas?
O volume destes materiais aumenta a cada dia. Já existem leis no país que determinam o recolhimento das mesmas por parte dos fabricantes mas isso ainda não chegou ao nosso município. Enquanto isso não acontece faça o seguinte: arranje um recipiente resistente (pode ser uma caixa de madeira), faça uma abertura que caiba somente uma bateria ou pilha e vá colocando dentro desta caixa as pilhas e baterias usadas. Isto evita que crianças brinquem com as mesmas pois as mesmas são muito prejudiciais à saúde. Continue a perguntar nas lojas onde você compra baterias novas se lá recebem as baterias velhas, isto força as empresas a tomarem uma atitude.
Paulo Maciel - paulomaciel69@hotmail.com - (55)8599327015