Seja bem vindo!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ainda sobre o Selo Município Verde para Iguatu

Há uns dias escrevi uma matéria sobre o Selo Municipio Verde outorgado a Iguatu. Agora retorno ao assunto, aprofundando a questão e acrescentando alguns subsídios para aprofundrmos a discussão. Temos visto estampado nos banners e out doors de propaganda da Prefeitura o selo município verde e os dizeres Iguatu muncipio selo verde.Vejo como uma intenção positiva e digna de ser valorizada o fato de Iguatu ter se inscrito no Programa do Governo do Estado que aufere selo verde aos municpios que desenvolvam ações de cunho ambiental, mas me preocupo com a simples propaganda afirmando ser Iguatu um "município Selo Verde", haja vista o acúmulo dos problemas ambientais em nosso município e o desprezo com que ao longo de décadas nosso meio ambiente vem sendo tratado. Como qualquer ação pública, a problemática ambiental  deve ser transparente para conhecimento da sociedade pois somente assim, com a compreensão de todos, as ações possam ser valorizadas pela cidadania e abraçadas por todos, mormente quando se trata de meio ambiente pois sabemos que a preservação ambiental depende de cada um.
Aqui cabe algumas perguntas:
1) nossos munícipes conhecem o Programa Municipio Selo Verde?
2) Quais os critérios para avaliação e outorga do Selo Verde aos municpios?
3) Quais as graduações de tal selo?
4) O que nossos munícipes podem fazer para ajudar nosso município progredir nesta avaliação e, assim, galgar uma classificação mais honrosa no Selo Verde?
Considero que a exposição da logomarca do programa Selo Verde nas propagandas da Prefeitura deve ser mais um ato de chamamento para uma maior consciência ambiental que um ato de vangloriar-se pelo feito. Sendo assim, ao lado da estampa Selo Verde, deveria constar em que catergoria nos encontramos A, B ou C? Como sabemos estas são as três categorias.
Para informe e melhor conscientização, Iguatu vem participando do Programa Selo Verde desde o ano 2008. Em 2008 e 2009, Iguatu obteve a Classe B do selo Verde. Em 2010, Iguatu não atendeu os requisitos mínimos necessários para ser classificado e ficou fora do Programa e em 2011 Iguatu retorna ao programa mas com uma classificação C, obtendo apenas o 26 o (vigésimo sexto lugar), entre 39 municípios classificados, com uma pontuação no ISA de apenas 4,2. Ou seja, Iguatu ficou abaixo da média geral se posicionando atrás de municipios como Crato, Tauá, Piquet Carneiro, Campos Sales e Lavras da Mangabeira. Portanto, em 2011 sofremos um revés na classificação de nossa performance ambiental.
Saliento porém, que desvendar esta realidade, expondo nossas deficiências no tocante à quesão ambiental, não deve ser motivo de frustraçao e desânimo àqueles que lutam por um ambiente de qualidade para todos. Ao contrário, ao sabermos das nossas fraquezas podemos entender melhor a situaçao, identificarmos nossos pontos fracos e assim, tomarmos alento para enfrentá-los. Somente com o entendimento e a conscientização de todos, cada um fazendo sua parte, poder público e sociedade civil , será possível a superação. Não basta só propalar que somos municipio selo verde, devemos sim bradar que queremos evoluir na escala classificatória passando a posições mais dignas na classificação e saindo sucessivamente da classe C para B e  A.
Paulo Maciel