Seja bem vindo!

domingo, 15 de maio de 2011

SEMENTES TRADICIONAIS DE ARROZ VERMELHO

O arroz vermelho, da espécie Oryza sativa L. é uma variedade de arroz cultivada tradicionalmente por agricultores do sertão nordestino. Esta variedade por mim cultivada foi resgatada junto a comunidade interiorana do Estado do Ceará e vem sendo plantada por mim repetidamente durante 4 anos, sempre de forma isolada de outras variedades.
Estou disponibilizando aos interressados nas variedades tradicionais de arroz, 500 kg de semente de arroz vermelho cultivado em condições isoladas de outras variedades de arroz o que permite um bom percentual de pureza.
Este arroz foi cultivado com  total isenção de agroquímicos (inseticidas, fungicidas, herbicidas, adubos químicos) o que propicia seu uso como semente para cultivos orgânicos.
Saliento ainda que a nossa área de produção está localizada na Eco-comunidade Carnaúba, Iguatu CE. Tendo sido utilizados os métodos tradicionais de semeadura e controle de espécies espontâneas de gramíneas e outras plantas nativas.
A rega se deu pelas chuvas e esporadicamente ocorreu irrigação complementar com água de fonte própria. A fertilização do solo foi realizada com a colocação de composto orgânico sobre o solo no estágio de pre-floração da planta.
O objetivo principal desta disponibilização é oferecer a possibilidade de dispersão desta espécie junto a agricultores familiares, por isto preferimos oferecer pequenas quantidade a cada interessado e preferencialmente para projetos comunitários de agroecologia.
Os interessados devem enviar email para:
Paulo F Maciel
paulomaciel69@hotmail.com
fone: (085)99327015
Custo unitário do Kg, sem taxas de correio: R$ 10,00 (este é um valor de compensação aos trabalhos realizados para obtenção das sementes)

O QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DIZEM SOBRE O ARROZ VERMELHO

SLOW FOOD DO BRASIL
http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/130/70/
O arroz vermelho foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI, na então Capitania de Ilhéus, atualmente Estado da Bahia. Ali ele não chegou a prosperar, mas teve grande aceitação no Maranhão nos dois séculos seguintes. Em 1772, por determinação da Coroa de Portugal, que só tinha interesse na produção do arroz branco para suprir a metrópole, os agricultores foram proibidos de plantar o arroz vermelho no Maranhão. Com isso, a produção migrou para a região Semi-Árida, onde ainda é encontrado, principalmente no Estado da Paraíba.

Na Paraíba, o arroz vermelho constitui um dos principais ingredientes da culinária regional, sendo portanto considerado um alimento especial nas casas das famílias e restaurantes do interior. Além disso, em alguns municípios do Sul do Ceará, o arroz vermelho já foi um importante componente da dieta alimentar das mulheres parturientes, pois se acredita que o produto possua propriedades que propiciam o aumento da produção de leite materno.  

EMBRAPA

http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2009/dezembro/4a-semana
Rico em proteínas, sais minerais e vitamina B1, o arroz-vermelho, que chegou ao Brasil no século XVI, pela Bahia, vindo da Ásia, é cultivado basicamente na zona central do semiárido. Paraíba é o maior produtor de arroz-vermelho, seguido de perto pelo Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia e Minas Gerais. O plantio é feito durante a estação chuvosa, nos baixos alagados. A mão-de-obra familiar é a mais usada pelos produtores no cultivo, o que contribui para baixar os custos.
Nas mesas de casas e de restaurantes do interior, o arroz-vermelho é presença obrigatória. Na Paraíba, ele, juntamente com o queijo coalho e o feijão-caupi, dá origem ao arrubacão, um dos pratos mais apreciados da região. Na Bahia, o prato típico dos municípios da Chapada Diamantina é o arroz-de-garimpeiro, que é preparado com carne de sol, legumes e o próprio arroz-vermelho. No sul do Ceará, acredita-se que o consumo dele aumenta a produção de leite das mulheres após o parto. Em outros municípios nordestinos o caldo do arroz-vermelho é usado na alimentação de crianças para o controle de diarréias.
A pesquisa com o arroz-vermelho no Brasil começou a partir da década de 1990. A Embrapa Meio-Norte, com sede em Teresina e a Embrapa Arroz e Feijão, localizada em Santo Antônio de Goiás, concentram os estudos. No Piauí, é desenvolvimento um projeto de melhoramento genético buscando resgatar, conservar e gerar novas variedades. Em Goiás, o trabalho é de análise de fibras, carboidratos, proteína e micronutrientes, como ferro e zinco.

RECEITA COM ARROZ VERMELHO
Arroz vermelho com Suã

Ingredientes
1 kg de suã (vértebra do porco, com um pouco de carne)
1 colher (chá) de alho socado
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (chá) de sal
1 cebola média picadinha
½ pimentão verde picadinho
½ xícara de vinagre
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras de arroz vermelho escolhido e lavado
5 xícaras de água fervente
Salsinha a gosto

Modo de fazer
Coloque o suã numa tigela e junte o alho, a pimenta, o sal, a cebola, o pimentão e o vinagre. Deixe neste tempero por 30 minutos. Numa panela grande aqueça o óleo e junte a carne. Mexa de vez em quando até ficar bem dourada. Junte o arroz vermelho e refogue para misturar bem. Junte a água quente, espere ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos ou até a água secar e o arroz ficar macio (se for preciso, coloque mais um pouco de água quente). Polvilhe salsinha picada.