Seja bem vindo!

domingo, 4 de setembro de 2011

PERSEGUIÇÃO DE AVOANTES

Todos os anos no nordeste brasileiro se repete nos meses de agosto a dezembro a perseguição às avoantes. É na região de Iguatu e Quixelô (CE), municipios banhados pelo Rio Jaguaribe e possuidores de bons mananciais de água (Barragens de Orós e Trussu e outros açudes de menor monta, além de inúmeras lagoas) que estas aves, localmente chamadas de avoantes ou ribançãs, procuram refúgio durante os tempos de estiagem por encontrarem alimento, água e abrigo propícios para descanso de suas viagens.
Neste ambiente proliferam os caçadores destas aves com finalidade comercial. Os criminosos utilizam-se de diversos artefatos que vão desde "arapucas" que são armadilhas construídas com varas onde é colocado milho em quantidade para atrair as avoantes, redes e armas de fogo. Cada armadilha consegue aprisionar centenas de aves de cada vez que são em seguida mortas por estrangulamento, evisceradas, depenadas, salgadas e acondicionadas em latas ou baldes. Milhares destas aves são transportadas pelos caçadores diariamente e levadas aos bares, restaurantes e casas de atravessadores nas cidades de Iguatu e Quixelô. Os caçadores ganham sua parte pela apreensão, morte e transporte das aves até aos comerciantes e deixam outra gorda fatia do lucro para traficantes e comerciantes ilegais nas cidades. Por sua vez, frequentadores de bares viciados nos "tira-gosto" de avoante regado a cerveja e mesmo pessoas menos avisadas completam o ciclo da carnificina da avoante.
Assim, fica bem definida a "cadeia produtiva" da avoante que é um "negócio" muito lucrativo como todos aqueles que correm à margem do controle estatal. Sem pagar impostos e sem pagar pelos crimes ambientais, os traficantes de avoante engordam os lucros nesta época do ano em nossa região.
O que fazer? Para as pessoas comuns, aconselho não comprarem avoantes, identificarem os traficantes e denunciá-los.

Às autoridades, dou uma pista: que tal sentarem sem ostentar fardamento num barzinho qualquer da cidade de Iguatu, ou num balneário da beira do trussu e pedir uma "loura gelada" com tira-gosto de avoante? Garanto-lhes que serão atendidos prontamente.
Bem, o resto, as autoridades saberão o que fazer.
Paulo Maciel
A FICHA DO BICHO  - enciclopédia Wiki

Z. auriculata
Zenaida auriculata
(Des Murs, 1847)