Seja bem vindo!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

QUE COR TEM O SELO VERDE?

Desde muito me acostumei a ouvir o dito popular: "de boas intenções o inferno está cheio". O que significa esta frase? No meu entender, ela chama a atenção para o fato de que não basta falar e propagandear coisas aparentemente bonitas e boas se elas não forem consubstanciadas numa prática correespondente.
Em termos de pessoas, indivíduos, requer-se mudanças de atitudes que possam visualizar na prática aquilo que elas dizem defender ou querer. Assim, por exemplo, separar o lixo no domicílio, não desperdiçar água, gastar menos energia etc. são algumas das atitudes requeridas para alguém dizer "Eu defendo o meio ambiente".
Da mesma forma, as organizações, sejam públicas ou privadas, a exemplo das prefeituras municipais, algumas atitudes dos gestores destas organizações e algumas rotinas administrativas ou gerenciais podem ilustrar que as mesmas têm (ou não) uma percepção ambiental e atuam no sentido de defender o meio ambiente.
A propósito, existe no Estado do Ceará uma instituição chamada "Selo Município Verde" e anualmente muitos municipios do Estado são classificados como "Municípios Verdes". Em 2011, foram mais de cem municípios que receberam este selo, sendo Iguatu um dos município dos agraciados. Aqui vem à tona a pergunta que deu nome a este artigo: QUE COR TEM O SELO VERDE?
A julgar pelas atitudes dos gestores municipais (ou pela falta delas) no nosso  município, no tocante ao problemas ambientais corriqueiros de Iguatu, eu lanço alguns "flashes" que nos fazem pensar: que cor tinha a lente de quem analisou e outorgou este selo verde ao nosso município?
Fundamento esta pergunta com base nos seguintes fatos:
1. Iguatu tem um lixão a céu aberto localizado na periferia urbana da cidade (a cerca de 1.000 metros do Bairro Chapadinha). Neste lixão são queimadas diariamente há mais de uma década, centenas de toneladas de lixo. A fumaça é soprada diretamente sobre a população, além de por em risco o movimento de automóveis da rodovia Iguatu-Icó que margeia o llixão. Diga-se de passagem que neste mesmo bairro existe uma escola de ensino fundamental onde crianças são forçadas a respirar os gases tóxicos oriundos da queima do lixo diariamente;
2. As lagoas naturais obras da nossa formação geológica e o Rio Jaguaribe sofrem agressões diárias: Soterramento para fins de especulação imobiliária, deposição de lixo e entulhos em suas margens, lançamento de eflúvios de esgotos os mais diversos (industriais, domésticos, hospitalares), construções irregulares, dentre outros problemas;
3. A APA - Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Bastiana, única APA municipal em todo o Estado, vem sendo deteriorada ano após ano durante seus vinte anos de existência, através de soterramento, construções irregulares, esgotos, aberturas de ruas no seu leito, etc.
4. A APA da barragem trussu está sendo diariamente invadida por construções irregulares dentro do contorno da APP - Área de Proteção Permanente, sem que se tome qualquer providência no sentido de salvar este manancial que será fundamental na sustentabilidade da vida no município nos próximos 50 anos.
Poderia delinear muitos outros motivos que me preocupam com a COR VERDE que estão impingindo ao nosso município, mas aqueles supra-citados, dada a gravidade dos mesmos, já são suficientes para arregalarmos os olhos e trazerem à ordem do dia a preocupação com a cor das lentes emprestadas aos que outorgaram o Selo de Município Verde a Iguatu. Acredito que uma vista mais acurada, ressaltaria o Marrom que esmaece de maneira aterradora a nossa bela natureza.

Paulo Maciel - 085 99327015 paulomaciel69@hotmail.com