Seja bem vindo!

terça-feira, 29 de março de 2011

MUDANÇAS JÁ

“A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs hoje (28) que, até 2050, todos os carros a diesel e a gasolina sejam eliminados das cidades do 27 países que integram o bloco. O comissário de Transportes do bloco, Siim Kallas, também elaborou planos para migrar para o transporte ferroviário metade das chamadas jornadas de distância média – a partir de 300 km – feitas atualmente por automóveis.” http://www.aquiacontece.com.br/
A  idéia exposta na notícia acima é boa. A implementação da idéia é que não se sabe como será e se será efetivada. No Brasil,estamos acostumados a ver leis e planos muito bons, mas, quando se vai para a execução... é outra história, não saem do papel.
Acho que a melhor maneira de promover mudanças, ao invés da declaração de intenções e aprovação de leis, é por em prática alternativas àquilo que que estamos querendo modificar.
Muito bem, queremos acabar com os automóveis  movidos a combustiveis? Que tal se os governos  incentivarem o desenvolvimento de veículos alternativos movidos a eletricidade? Que tal  os governos valorizarem , agora, a melhoria dos transportes  coletivos? Que tal valorizar desde já o uso de bicicletas ou construção de  passeios móveis  sobre as calçadas de grande movimento  das cidades, movidos a eletricidade, como aquelas passarelas existentes em grandes aeroportos a exemplo do Aeroporto Internacional de Madrid? Que tal valorizar a cidadania e colocar a mesma como centro das melhorias no trânsito das grandes cidades?  Que tal se forem definidas áreas centrais nas grandes cidades onde somente seria permitida a circulação em bicicletas ou a pé? Além da demarcação de círculos para giro de onibus ou bondes, excluindo-se destes os automóveis?
Todas essas medidas, e muitas outras, ao mesmo tempo em que preparam as pessoas para mudanças futuras, oferecem alternativas reais e de qualidade para o presente, melhorando as expectativas e possibilitando a melhoria das mesmas desde já.
Paulo Maciel