Seja bem vindo!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Chega de lixo!

A cidade de Iguatu (CE) tem o maior lixão a céu aberto do interior do Ceará. Diariamente toneladas de lixo são despejadas na margem da rodovia Iguatu-Icó. Incêndios provocados e/ou espontâneos são permanentes. Não há um só dia em que não haja fumaça naquele local provocando acidentes em consequência da pouca visibilidade na estrada. Os bairros populares que ficam a poucos metros do local são afetados e pioram as condições de saúde das pessoas por problemas respiratórios e doenças transmtidas por insetos e ratos. Um pequeno açude que fica a jusante já está completamente contaminado pelo chorume e por lixo. O riacho que por alí passa, afluente do Rio Jagaribe, leva esta contaminação para o maior rio do estado do ceará. Diga-se de passagem, este rio enche as barragens de Orós e Castanhão, as mesmas que abastecem de água a cidade de Fortaleza além de muitas cidades do interior e da agricultura irrigada.

Finalmente foi aprovada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e fica definido o Marco Regulatório. De acordo com a lei aprovada pelo Congresso, todos os municípios brasileiros ficam obrigados a recolherem e destinarem apropriadamente os resíduos sólidos gerados na municipalidade. Desta forma, os municípios deverão construir seus aterros sanitários até 2014 sob pena de serem responsabilizados criminalmente. Municípios de pequeno porte que muitas vezes alegam poucos recursos para executarem estas obras e para operarem o sistema de coleta e aterro, poderão seguir os exemplos de alguns pequenos municipios que partiram na dianteira, constituindo aterros em regime de consórcio.
O municipio de Iguatu (CE) que deposita seus resíduos a céu aberto, na periferia do perímetro urbano, terá que se adequar à nova lei apesar das resistências em contrário. Se precisar de exemplo, a gestão municipal basta se espelhar em muncípios muito menores e nossos vizinhos. Senhores gestores, façam uma visita aos municípios que adotam o consórcio e se mirem nestes, a exemplo do vizinho municipio de Acopiara (CE) e seus parceiros que já vem vêm operando um aterro organizado pelo consórcio destes municípios. 
Urge que se aplique a lei.
abraços,
Paulo Maciel