Seja bem vindo!

domingo, 18 de dezembro de 2011

DEPOIS DAS VAIAS, A FESTA!

Na tarde da quinta feira, 15/12/11, encerrou-se o VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. O ato de encerramento contou com vários homenageados e homenageadas, com dirigentes da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA e também com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e e representação do Ministério do Meio Ambiente. Plenária cheia, cerca de 1000 pessoas estavam atentos ao que se tinha a dizer e também prontos para se manifestar.
Quando o secretário da Ministra do Meio Ambiente se pronunciou, não faltaram as vaias copiosas por conta da posição do mesmo em relação ao que está sendo feito com o Código Florestal Brasileiro no interesse do Agronegócio e das madereiras e em detrimento do meio ambiente, em particular das florestas brasileiras. Na oportunidade do VII CBA foi homenageado o professor José Júlio da Ponte, fitopatologista cearense de renome internacional.
Do lado de fora da plenária , ouve-se um ruído. Era um grupo de estudantes que participavam do ENGA - Encontro Nacional de Grupos Agroecológicos e que queriam entrar na plenária para demonstrarem sua posição de descontentamento com relação ao agronegócio e à destruição das nossas florestas. Depois de algumas delongas, o grupo conseguiu adentrar ao auditório mas as autoridades já haviam escapulido pelos corredores.
Um grupo de estudantes que portavam faixas e cartazes em defesa da agroecologia, eram os participantes do Encontro Nacional dos Grupos de Agoecologia, foram recebidos pelo presidente da ABA (caporal) e então começam a festa em plenário. Foi tudo muito bonito com direito a encenação teatral, músicas e danças de rodas que envolveram todos os presentes. Bonito exemplo de que a vitalidade da juventude sempre vem para renovar e oxigenar o ambiente desde que se saiba acolhê-los.
Paulo Maciel - paulomaciel69@hotmail.com