Seja bem vindo!

terça-feira, 26 de abril de 2011

SOS CÓDIGO FLORESTAL

Convocatória para Mobilização Nacional SOS Florestas
Abril de 2011
SOS FLORESTAS: MOBILIZAÇÃO CONTRA MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL GANHA FORÇA NO DIA 28 DE ABRIL
AOS BRASILEIR@S,
Está sendo discutido em Brasília o PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país. O relatório de autoria do Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, abrindo espaço para mais tragédias em áreas até mesmo próximas às nossas cidades. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terra e enchentes.
Para pressionar deputados, senadores e o governo federal a descartarem o PL 1876/99, a coalizão SOS Florestas vai lançar um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira a partir do próximo dia 28 de abril. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias a este projeto de lei e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM.
A estratégia é realizar uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais. Todas as atividades vão utilizar as mesmas mensagens e imagens para fortalecer o movimento. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista, que está mapeando os deputados favoráveis à aprovação do PL 1876/99 para direcionar a pressão e engajando parlamentares contrários ao PL em apoio às ações de mobilização da sociedade.
Para dar unidade à campanha, a coalizão SOS Florestas está desenvolvendo uma plataforma digital de engajamento no endereço http://www.sosflorestas.com.br/. Nesta página, em breve serão encontrados todos os materiais informativos da campanha, além de links para petições, vídeos, cartilhas, roteiros de idéias, modelos de cartas, textos para envio à imprensa, convites etc. Após a jornada de lançamento entre 28 e 30/04, estes materiais deverão ser usados em escolas, faculdades, centros comunitários e outros espaços coletivos para sustentar a campanha. SIM, vamos precisar de ajuda para levar a campanha para dentro desses espaços, atraindo mais gente para o debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras. O site também vai funcionar como uma vitrine dessa mobilização, reunindo fotos e videos das ações realizadas por você e pelos outros parceiros em uma MARCHA VIRTUAL para manter a pressão sobre o governo até que o PL 1876/99 seja descartado de vez.
COMO PARTICIPAR
1) Confirme o recebimento deste convite e sua participação na jornada de mobilização até o dia 22/04, informando data, hora e local do ato para voluntariado@sosma.org.br e tatiana@wwf.org.br
2) Em breve, encaminharemos roteiro de idéias de atividades que podem ser desenvolvidas localmente. Obviamente, cada grupo local pode realizar sua própria atividade, o roteiro é apenas para inspirar e ajudar . O importante é usar o mesmo logotipo e a mesma mensagem durante a atividade pública.
3) Na semana que vem, também estará disponível um modelo de comunicado de imprensa para você usar com a mídia do seu estado.
4) Crie seu evento na página da campanha no Facebook. Link disponível a partir da semana que vem.
5) Entre em contato por carta/email ou faça uma visita aos deputados federais do seu domicílio eleitoral. Os nomes dos parlamentares A FAVOR e CONTRA o PL 1876/99 será fornecido pela Frente Parlamentar Ambientalista e constará de uma tabela disponível no site da campanha. Nos mantenha atualizados sobre resultados desses contatos.
6) Participe da Marcha Virtual postando fotos e videos das atividades públicas realizadas na sua cidade. Link disponível em breve.
7) Divulgue o site, a petição online e outros materiais da campanha para escolas, faculdades, centros comunitários, movimentos sociais, empresas, governos locais e outros possíveis parceiros da sua cidade
8) Dê idéias de como a campanha pode fluir melhor...
Em defesa das florestas e de todos nós,
Abraços
Coalizão SOS FLORESTAS
FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA